REGULAMENTO 2019

 

GERAL

ITEM 1

PARÁGRAFO UM – Este REGULAMENTO tem como principal finalidade, definir regras e diretrizes a serem seguidas por todos os participantes, no campeonato de kart da COPA BRAWN, podendo ser revisto e alterado a qualquer momento sempre que o grupo ou a organização julgarem necessário;

PARÁGRAFO DOIS – O CAMPEONATO será disputado entre pilotos e equipes.

RECURSOS FINANCEIROS

ITEM 2

PARÁGRAFO UM – Será ARRECADADO de cada PILOTO uma TAXA DE INSCRIÇÃO no valor de R$ 80,00. O valor deverá ser pago para a organização do campeonato, e confirmada através whatsapp. Abaixo maiores detalhes sobre as opções e prazo para o pagamento da inscrição:

  1. À Vista R$ 80,00 – com pagamento até 31/01/2018; 

  2. Em 2 (duas) parcelas de R$ 40,00 cada – com vencimentos em 31/01/2019 e 01/06/2019; 

  3. Pilotos que não confirmarem a inscrição terão de pagar R$ 10,00 por etapa, com isso não haverá possibilidade de pilotos convidados, todos estarão inscritos e disputando em condições iguais de receber as premiações;

PARÁGRAFO DOIS – Valor da Etapa: R$ 100,00, limite de pagamento 1 dia antes da etapa;

PARÁGRAFO TRÊS – Para complementar o caixa da organização, teremos camisetas personalizadas, e deverão ser utilizadas pelos pilotos em todas as etapas, além disso, disponibilizaremos 8 (oito) spots para propaganda, aonde os valores  cobrados serão:

  1. Spot Principal - R$ 100,00  (link camiseta)

  2. Spot Manga - R$ 50,00 

PARÁGRAFO QUATRO – As camisetas da COPA BRAWN que utilizaremos, serão dadas aos pilotos que tiverem em dia com a inscrição. Pilotos não inscritos deverão adquirir sua camiseta no valor de R$ 30,00. É obrigação de todos os pilotos utilizarem as camisetas nas etapas e se subir no pódio sem estar trajando a camiseta COPA BRAWN 2019, estarão sujeitos as penas previstas no ITEM 8 deste regulamento;

  

PARÁGRAFO CINCO – Caso o piloto efetue o pagamento e não compareça à etapa, o valor será utilizado a critério da organização e NÃO será reembolsado;

PARTICIPAÇÃO

ITEM 3

PARÁGRAFO UM – Os pilotos deverão organizar-se em EQUIPES a serem formadas LIVREMENTE por 2 (dois) PILOTOS na 2ª Etapa, desde que NÃO haja formação de equipe entre os 10 (dez) primeiros colocados da 1ª Etapa da temporada atual;

PARAGRAFO DOIS – O campeonato será disputado em 11 Etapas no ano de 2019 (10 regulares + 1 Mini Endurance), serão computadas para a pontuação oficial 8 (oito) etapas regulares (sendo 2 descartes) e 1 (uma) etapa Mini Endurance;

ARTIGO 1 - O Mini Enduro será disputado no formato 5 minutos de tomada de tempo e 45 minutos de corrida. Sendo 20 minutos sentido normal e o resto da corrida em sentido inverso.

O grid será mantido para a inversão de sentido, mas com troca de Kart do primeiro (novo pole position) colocado com o último, segundo com o penúltimo e assim sucessivamente. Cada perna irá pontuar como uma etapa regular, além do pior resultado no enduro servir para trocar o pior resultado das etapas regulares (depois dos descartes).

PARAGRAFO TRÊS – As etapas serão realizadas no Kartódromo "Ayrton Senna" Interlagos ficando a critério da organização a realização de etapas em outras localidades.  

PREMIAÇÃO

ITEM 4

PARÁGRAFO UM – Premiação por ETAPA

1º COLOCADO: - Medalha de “Ouro” + Kit Nazca + Gela Guela;

2º COLOCADO: - Medalha de “Prata” + Kit Nazca + Gela Guela;

3º COLOCADO: - Medalha de “Bronze" + Gela Guela; 

4º COLOCADO: - Medalha de 4º;

5º COLOCADO: - Medalha de 5º;

6º COLOCADO: - Medalha de 6º;

SORTEIO: - 1 livro e 1 Kit Nazca para pilotos com CÂMERA;

EQUIPE: - 2 Medalhas para a equipe vencedora da etapa (soma dos dois pilotos).

 

 

PARÁGRAFO DOIS – Premiação do CAMPEONATO

1º COLOCADO: - Troféu Especial + 100% off da Inscrição 2020;

2º COLOCADO: - Troféu Especial;

3º COLOCADO: - Troféu; 

EQUIPE: - 2 Troféus para a equipe campeã.

PROCEDIMENTO NA PISTA

ITEM 5

PARÁGRAFO UM – Os karts serão definidos aos seus pilotos por meio de SORTEIO ELETRÔNICO na presença de um ou mais participantes, colaborador ou organizador; 

PARÁGRAFO DOIS – A organização priorizará o uso dos EQUIPAMENTOS EM MELHORES CONDIÇÕES, selecionando-os com base nas baterias realizadas anteriormente (no mesmo dia ou de dias anteriores). Além disso, teremos pilotos fazendo teste de equalização dos karts pré-selecionados na lista (nem sempre todos os karts serão “passados”) no dia da bateria;

PARÁGRAFO TRÊS – Serão PERMITIDAS TROCAS DE KART pelos pilotos durante o campeonato, porém é necessário completar ao menos 1 (uma) volta com o kart no treino classificatório para poder executar a troca de kart. Não haverá a necessidade de se largar do final do grid e/ou perda de pontos;

PARÁGRAFO QUATRO – É PERMITIDO o uso de aparelhos comunicadores entre PILOTOS da mesma EQUIPE, além de também ser permitido o uso de equipamento de telemetria, como aplicativos de celulares; 

PARÁGRAFO CINCO – Todo piloto DEVERÁ submeter-se à PESAGEM. Este procedimento, que é responsabilidade do piloto, será iniciado 1 (uma) hora e 30 (trinta minutos) antes do horário marcado para a etapa, e será encerrado 30 (minutos) minutos antes do horário marcado para a etapa, pilotos atrasados estarão sujeitos as penas previstas neste regulamento, no ITEM 8;

PARÁGRAFO SEIS – Todos os karts serão lastreados respeitando um peso mínimo pré -  determinado individualmente para cada etapa. Geralmente o lastro fica definido em uma faixa de 95 kg (Piloto + indumentária). Quando não atingido este peso mínimo o piloto pode recorrer ao uso de lastro próprio ou o disponibilizado pelo kartódromo, que no caso são lastros múltiplos de cinco 5 (cinco);

PARÁGRAFO SETE – Todos os pilotos, juntamente com os fiscais do kartódromo, devem ajustar o seu kart com o lastro estipulado na pesagem. Pilotos flagrados com peso inferior aos 95 kg ao término da etapa (incluindo lastro próprio) estarão sujeitos as penas previstas neste regulamento, no ITEM 8;

PARÁGRAFO OITO – Todos os pilotos que TERMINAREM A CORRIDA entre os 10 primeiros, deverão se manter no kart até que sejam liberados por um dos fiscais do kartódromo ou organizadores do campeonato, pilotos que saírem do kart antes da liberação do fiscal estarão sujeitos as penas previstas neste regulamento, no ITEM 8;

PARÁGRAFO NOVE – NÃO haverá tolerância de peso para o cálculo do lastro; 

PARÁGRAFO DEZ – Se o kart apresentar desempenho ruim ou houver quebra, não haverá qualquer tipo de compensação no CAMPEONATO; 

PARÁGRAFO ONZE – Caso algum piloto inicie a etapa e venha a abandoná-la antes da bandeirada final, independentemente do percentual de conclusão da corrida, terá direito aos pontos de bonificação (quando for o caso), e aos pontos conforme sua classificação final no resultado oficial fornecido pelo kartódromo.

GRID DE LARGADA 

ITEM 6

PARÁGRAFO UM – As posições de largada serão definidas em treino classificatório com duração de aproximadamente 5 minutos;  

 

PARÁGRAFO DOIS – O ALINHAMENTO dos karts para largada EM TODAS AS ETAPAS DO ANO será no sistema estático, lado a lado ao estilo de Fórmula 1; 

 

PARÁGRAFO TRÊS – O alinhamento dos karts para a largada será de responsabilidade do kartódromo e ocorrerá na pista;

PARÁGRAFO QUATRO - Todos os karts deverão alinhar os pneus imediatamente em cima da faixa/demarcação das posições de largada, esse alinhamento é de responsabilidade do piloto, pilotos flagrados fora da demarcação estarão sujeitos as penas previstas neste regulamento, no ITEM 8;

PONTUAÇÃO 

ITEM 7

PARÁGRAFO UM – Tabela de Pontuação
 

25 

22

20

19

18

17

16

15

14

10º 12

11º 10

12º 9

13º 8

14º 7

15º 6

16º 5

17º 4

18º 3

19º 2

20º 1

 

PARÁGRAFO DOIS – Pontos Extras
 

Pole Position - 3

Fastest Lap - 2 

VAR

ITEM 8

PARÁGRAFO UM

 

Pilotos com recurso de vídeo (onboard ou a versão editada oficial da corrida) poderão apelar contra a ADV que tomarem e serão isentos da mesma, caso fique provado sua inocência:

 

-ADV (punição imposta pelo kartódromo de +10 segundos) poderão ser removidas e alterar o resultado da corrida;

PARÁGRAFO DOIS

Punições poderão ser aplicadas pós-corrida (o chamado VAR) caso fique identificado alguma irregularidade os pilotos estarão sujeitos as penas previstas neste regulamento, no ITEM 8;

 

-VAR (punição imposta pela organização), não afeta o resultado da corrida, porém puni com a perda de pontos no campeonato, 

PARÁGRAFO TRÊS  

Qualquer piloto poderá solicitar a gravação completa (sem edição) de qualquer uma das CÂMERAS (tanto as fixas quanto as onboards) utilizadas na edição oficial da corrida.

PARÁGRAFO QUATRO - Critério de julgamento

A cada etapa, serão sorteados 3 pilotos para que sejam o Juri da etapa em questão (apenas pilotos com câmera). Absolvições e condenações deverão ter a maioria dos votos 2 (dois).

Os critérios que os juizes devem adotar sobre punir via VAR são:

- Utilizar o Conduta na Pista como base;

- Se o vilão prejudicou a vítima a ponto de não ser possível devolver a posição (exemplo rodar, ou "empurrar" para fora da pista);

- Toque na traseira no ponto de freada;

- Mudar de direção mais de 1 vez na defesa de posição;

- Disputas desleais por parte de ambos os pilotos envolvidos gera punição para ambos.

Os critérios que os juizes devem adotar sobre não punir via VAR são:

- O vilão prejudicou a vítima, porém devolveu a posição;

ITEM EM DESENVOLVIMENTO, AGUARDAMOS SUGESTÕES

PARA MELHOR DESENVOLVER O SISTEMA DE VAR.

PUNIÇÕES

ITEM 9

PARÁGRAFO UM – Pagamento

1). O pagamento da etapa deve ser feito até 1 dia antes da etapa, caso contrário o piloto será penalizado com a perda de 1 (um) ponto;

 

PARÁGRAFO DOIS – Lastro

1). Pilotos que estiverem abaixo do permitido, serão desclassificados da etapa;

2). Pilotos que estiverem sem lastro no Qualify e conseguir ajustar o lastro na hora do Grid de Largada irão para o final do grid sem perda de pontos;

3). Pilotos que não aguardarem o processo de checagem dos lastros pós corrida (os 10 primeiros colocados), serão penalizados com a perda de 5 (cinco) pontos, além do risco de desclassificação da etapa caso seja verificado a falta de lastro (sem direito a defesa).

 

PARÁGRAFO TRÊS – Advertência

1). Advertências apontadas pelo kartódromo, não terão a perda de pontos, apenas o tempo descontado (10 segundos por advertência);

2). Caso possua 2 ou mais advertências na mesma corrida, o piloto será penalizado com a perda de 5 (cinco) pontos;

3). A partir da 3ª ADV no campeonato, todas as punições serão acrescidas +10 segundos ao término da prova, além dos +10 segundos aplicados pelo kartódromo.

PARÁGRAFO QUATRO – Atraso

1). BRIEFING: Pilotos que chegarem atrasados na PESAGEM/BRIEFING (horário limite 30 minutos antes do horário da etapa) serão penalizados com a perda de 1 (um) ponto.

2). INSCRIÇÃO:Pilotos que não se cadastrarem no PC da recepção com 40 minutos de antecedência ao horário da etapa, serão penalizados com a perda de 1 (um) ponto.

3). PAGAMENTO: Pilotos que atrasarem o pagamento (linite é 23h:59 do dia anterior à etapa) serão punidos com a perda de 1 (um) ponto.

PARÁGRAFO CINCO – Largada

1). Pilotos que violarem o PARÁGRAFO QUATRO, ITEM 6 (alinhamento na largada) serão penalizados com a perda de 1 (um) ponto.

PARÁGRAFO SEIS – Conduta

1). Pilotos com conduta antiesportiva poderão ser desclassificados da etapa, suspensos por até 2 etapas ou até mesmo excluídos do campeonato.

PARÁGRAFO SETE – VAR

1ª Punição via VAR - 3 pontos;

2ª Punição via VAR - 5 pontos;

3ª Punição via VAR - 10 pontos;

4ª Punição via VAR - 15 pontos;

5ª Punição via VAR - desclassificado da etapa;

6ª Punição via VAR - desclassificado do campeonato.