REGULAMENTO 2020

 

DA ORIGEM DA COPA BRAWN

ITEM 1

PARÁGRAFO UM – Este REGULAMENTO tem como principal finalidade, definir regras e diretrizes a serem seguidas por todos os participantes, no campeonato de kart da COPA BRAWN, podendo ser revisto e alterado a qualquer momento sempre que o grupo ou a organização julgarem necessário;

PARÁGRAFO DOIS – O CAMPEONATO será disputado entre pilotos e equipes.

DO OBJETIVO

ITEM 2

1. A COPA BRAWN tem como objetivo realizar um campeonato saudável, amigável e bem disputado para todos os participantes;

2. Único campeonato no Brasil que utiliza recurso de vídeo (VAR) para posterior EVENTUAL punição, onde pilotos que correm com câmera “on board” fornecem seu vídeo para a organização, que por sua vez edita compilando todas as câmeras e lances de disputas que passaram por avaliação e julgamento de pilotos experientes participantes ou convidados para posterior punição em pontos na tabela do campeonato. Nossa ideia é forçar todos a terem uma conduta leal na pista favorecendo disputas onde dois pilotos possam dividir uma curva lado a lado.

 

3. Participar de campeonatos de endurance como 24 de Interlagos, 500 Milhas Rental Granja Viana, Mini Endurance Noturnos Interlagos, compondo a equipe MANOS DA BRAWN com  pilotos que compitam na COPA BRAWN.

 

4. A COPA BRAWN tem como prioridade proporcionar um clima de amizade em todas as etapas da temporada, contando com o empenho dos organizadores além da colaboração dos pilotos participantes, familiares e convidados nas etapas, garantindo e solicitando que todos observem as regras aqui estabelecidas dentro e fora da pista conforme disposto no regulamento a seguir, além das orientações e informações que sempre serão comunicadas no briefing de cada etapa.

DO REGULAMENTO GERAL

ITEM 3

PARÁGRAFO UM - Este REGULAMENTO tem como principal finalidade, definir regras e diretrizes a serem seguidas por todos os participantes no campeonato de kart da COPA BRAWN, podendo ser revisto e alterado a qualquer momento sempre que o grupo ou a organização julgar ser necessário;

PARÁGRAFO DOIS - O CAMPEONATO será disputado entre pilotos e equipes.

PARÁGRAFO TRÊS - Critério de desempate: 

1. Considerar descarte;

2. Maior numero de vitória;

3. Melhor posição conquistada;

DAS INSCRIÇÕES

ITEM 4

PARÁGRAFO UM – Poderá se inscrever qualquer pessoa com no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade completos até 31/12/2019, que esteja disposta a seguir as regras desse campeonato, esteja interessada em praticar o Kartismo Amador em um ambiente de amizade, respeito, cordialidade e competitividade com disputas limpas na pista e que esteja apto a pratica do esporte.

PARÁGRAFO DOIS - Será ARRECADADO de cada PILOTO uma TAXA DE INSCRIÇÃO. O valor deverá ser pago para a organização do campeonato, na seguinte conta: Banco: ITAU, Agência: 8611 e conta poupança: 02764-3/500, sendo obrigatório o envio de comprovante para posterior confirmação de recebimento através do nosso grupo de whatsapp.

PARÁGRAFO TRÊS - As opções de inscrições e o prazo para o pagamento:

1) - Antecipado à vista: R$ 100,00 – com pagamento até a data limite de 15/01/2020;

PARÁGRAFO QUATRO - Pilotos que não efetivarem a inscrição terão de pagar R$ 10,00 por etapa (inscrição avulsa) fora o valor de cada etapa, com isso não haverá possibilidade de pilotos convidados, todos estarão inscritos e disputando em condições iguais de receber as premiações e pontuações;

PARÁGRAFO CINCO – O valor das Etapas disputadas no Kartódromo de Interlagos será:

R$ 120,00, com limite de pagamento 1 (uma) semana antes da etapa;

PARÁGRAFO SEIS – O valor das Etapas disputadas no Kartódromo KGV Granja Viana será:

R$ 130,00, com limite de pagamento 15 (quinze) dias antes da etapa;

PARÁGRAFO SETE – Visando cobrir despesas variadas em participações de provas de Endurance, para complementar o caixa da Equipe, disponibilizaremos alguns spots para propagandas/patrocínios em camisetas personalizadas onde os valores cobrados pelos espaços de marketing serão os seguintes:

Consultar Planilha dos Patrocinadores

 

PARÁGRAFO OITO - As camisetas de manga comprida que utilizaremos da COPA BRAWN, serão disponibilizadas aos pilotos que tiverem em dia com a inscrição pelo valor de R$ 30,00. Pilotos não inscritos poderão adquirir a camiseta pelo valor de R$ 50,00. Não será obrigatório o uso da camiseta para participar do campeonato;

PARÁGRAFO NOVE - Caso o piloto efetue o pagamento da Etapa e não compareça, o valor pago poderá ser utilizado apenas até a próxima etapa. Caso o piloto não compareça também a essa próxima etapa o valor será usado a critério da organização e NÃO será reembolsado.

PARÁGRAFO DEZ – O piloto que precisar faltar a uma Etapa poderá indicar outro piloto substituto para cobri-lo, porém a pontuação obtida nessa Etapa será computada apenas para a equipe, não marcando nenhum ponto no individual.

PARÁGRAFO ONZE – Nessa temporada comercializaremos 50 garrafas de cerveja GELA GUELA com Rótulos Especiais MANOS DA BRAWN de 500 ml pelo preço de R$ 35,00 cada para pilotos sem inscrição ou pelo preço de R$ 25,00 cada para pilotos com inscrição;

PARTICIPAÇÃO, ETAPAS E SUAS DIRETRIZES

ITEM 5

PARÁGRAFO UM - Os pilotos deverão organizar-se em EQUIPES a serem formadas LIVREMENTE por 2 (dois) pilotos, desde que NÃO haja formação de equipes entre os 12 (doze) primeiros colocados da Copa Brawn 2019, visando com isso manter o equilíbrio entre as equipes.

PARÁGRAFO DOIS – As Equipes serão formadas no briefing da primeira Etapa da COPA BRAWN tendo por base os pilotos regularmente inscritos até aquela data.

PARAGRAFO TRÊS - O campeonato será disputado em 12 Etapas, sendo 15 baterias no ano de 2020;

Serão elas:

  1. 9 - Etapas regulares;

  2. 3 - Etapas Mini Endurance (6 baterias).

PARÁGRAFO QUATRO - Serão computadas para a pontuação oficial do campeonato, 12 (doze) baterias, sendo que 3 (três) Etapas serão -  descartes.

Parágrafo único: Na COPA BRAWN 2020 o incremento utilizado no ano de 2019 será extinto, deixando de existir a possibilidade de substituir o pior resultado do Enduro pelo pior resultado das etapas regulares.

​PARAGRAFO CINCO - As etapas serão realizadas nos Kartódromos na seguinte forma:

  1. Kartódromo “Ayrton Senna" Interlagos, serão 3 etapas regulares e 3 etapas Mini enduro;

  2. Kartódromo Internacional Granja Viana, serão 5 etapas regulares e 1 etapa super rental;

 

PARAGRAFO SEIS – Os Mini Endurances ocorrerão da seguinte forma:

1) – A primeira Etapa de Mini Endurance será disputado no formato: 5 minutos de tomada de tempo e 45 minutos de corrida, sendo 20 minutos sentido normal e o resto da corrida em sentido inverso ou traçado diferente caso esteja impossibilitado o uso do traçado invertido.

2) – Na inversão de traçado o grid será mantido, porém, será obrigatório a troca do Kart do primeiro colocado (novo pole position) com o 16º colocado da primeira bateria/perna, o segundo colocado com o 15º e assim sucessivamente.

3) - Nas próximas Etapas Mini Endurance, o grid de largada da primeira bateria será formado pelos 10 primeiros colocados da 2ª bateria da primeira Etapa Mini endurance em ordem invertida, o primeiro larga em décimo, o segundo em nono e assim sucessivamente. O restante, do 11º até o último do grid terá a posição de largada mantida sendo a mesma da sua posição de chegada da segunda bateria do enduro anterior.

4) - Cada perna/bateria irá pontuar como uma etapa regular individual, e serão suscetíveis aos descartes.

PREMIAÇÃO

ITEM 6

PARÁGRAFO UM – As premiações por cada ETAPA será da seguinte forma:

 

  • INDIVIDUAL:

1º COLOCADO: - Medalha de “Ouro” + Kit Nazca + Gela Guela;

2º COLOCADO: - Medalha de “Prata” + Gela Guela;

3º COLOCADO: - Medalha de “Bronze" + Mini Kit Nazca;

4º COLOCADO: - Medalha de 4º;

5º COLOCADO: - Medalha de 5º;

6º COLOCADO: - Medalha de 6º;

 

  • EQUIPE

2 Medalhas para a equipe vencedora da etapa de acordo com a soma dos pontos obtidos na Etapa.

 

PARÁGRAFO DOIS – Premiação do CAMPEONATO

1º COLOCADO: - Troféu + Troféu Especial + 100% + X pontos no “Sistema de Fidelização”

2º COLOCADO: - Troféu + Troféu Especial + X pontos no “Sistema de Fidelização”

3º COLOCADO: - Troféu + X pontos no “Sistema de Fidelização”

4º COLOCADO: - Troféu + X pontos no “Sistema de Fidelização”;

5º COLOCADO: - Troféu + X pontos no “Sistema de Fidelização”;

6º COLOCADO: - Troféu + X pontos no “Sistema de Fidelização”;

EQUIPE: - 2 Troféus para a equipe campeã + X pontos no “Sistema de Fidelização”.

EQUIPE: - 2 Troféus para a equipe vice-campeã + X pontos no “Sistema de Fidelização”.

REGRAS GERAIS

ITEM 7

7.1 – SORTEIO DOS KARTS POR ETAPA

PARÁGRAFO UM – Os karts serão definidos aos seus pilotos por meio de SORTEIO ELETRÔNICO na presença de três ou mais participantes, colaborador ou organizador a ser realizado 40 minutos antes do início de cada Etapa nas dependências do próprio Kartódromo, sendo relevante a presença do máximo possível de participantes;

PARÁGRAFO DOIS – A organização priorizará o uso dos EQUIPAMENTOS EM MELHORES CONDIÇÕES, selecionando-os com base nas baterias realizadas anteriormente no mesmo dia e/ou de dias anteriores;

PARÁGRAFO TRÊS – Pilotos que não puderem utilizar o kart sorteado por algum motivo irão ser submetidos a novo sorteio;

PARÁGRAFO QUATRO – Se constatada a troca de Kart sem autorização da organização do campeonato, o piloto flagrado será desclassificado da Etapa.

 

7.2 - TROCA DE KART DURANTE A BATERIA

PARÁGRAFO UM – Serão PERMITIDAS TROCAS DE KART pelos pilotos durante o campeonato, porém, é necessário o piloto completar ao menos 1 (uma) volta com o kart no treino classificatório para poder executar a troca de kart. Não haverá a necessidade de se largar do final do grid e/ou perda de pontos, a não ser que o box já esteja fechado (normalmente acontece no momento da bandeira vermelha), desse modo o piloto deverá largar dos boxes;

PARÁGRAFO DOIS – Pilotos flagrados trocando de Kart antes de completar uma volta serão punidos com a perda de 3 pontos na tabela geral do campeonato.

PARÁGRAFO TRÊS – Pilotos que precisarem trocar o kart, após ter dado ao menos uma volta na pista, deverão ter o seu próximo kart sorteado dentre os kart selecionados para trocas na área de box;

 

7.3  - PESO E PESAGEM

PARÁGRAFO UM – Todo piloto DEVERÁ submeter-se à PESAGEM. O procedimento é de responsabilidade do próprio piloto, sendo seu início 30 minutos antes do horário marcado para a etapa. Pilotos que se atrasarem ou não comparecerem a balança ao terem seus nomes chamados  serão considerados atrasados e estarão sujeitos as penas previstas neste regulamento, no ITEM PUNIÇÕES;​

PARÁGRAFO DOIS – Todos os pilotos ao TERMINAREM A CORRIDA, deverão se manter no kart até que sejam liberados por um dos fiscais do kartódromo ou organizadores do campeonato que conferiram os pesos do piloto e Kart.

PARÁGRAFO TRÊS - Pilotos que saírem do kart antes da liberação e conferência do fiscal da organização, estarão sujeitos as penas previstas neste regulamento, no ITEM PUNIÇÕES;

 

7.4 – LASTRO

PARÁGRAFO UM – Todos os karts serão lastreados respeitando um peso mínimo pré-determinado individualmente para cada etapa. Geralmente o lastro fica definido em uma faixa de 95 kg sendo - Piloto + indumentária. Quando não atingido este peso mínimo o piloto pode recorrer ao uso de lastro próprio ou o disponibilizado pelo kartódromo, que no caso são lastros múltiplos de cinco 5 (cinco), num total de máximo de 20 kgs que podem ser colocados direto no Kart;

PARÁGRAFO DOIS – Todos os pilotos, juntamente com os fiscais do kartódromo, devem ajustar o seu kart com o lastro estipulado na pesagem. A responsabilidade é total do piloto, o kartódromo não se responsabiliza pelos lastros, apenas fornecem os mesmos.

PARÁGRAFO TRÊS - Pilotos flagrados com peso inferior aos 95 kg ao término da etapa (incluindo lastro próprio) estarão sujeitos as penas previstas neste regulamento, no ITEM PUNIÇÕES;

PARÁGRAFO QUATRO – Haverá tolerância de peso para o cálculo do lastro, desde que seja menor do que 1 kg*, com exceção os pilotos com uso de lastro pessoal onde NÃO haverá tolerância de 1kg.

 

7.5 - GRID DE LARGADA

PARÁGRAFO UM – As posições de largada serão definidas em treino classificatório com duração de aproximadamente 5 minutos;

PARÁGRAFO DOIS – O ALINHAMENTO dos karts para largada EM TODAS AS ETAPAS DO ANO será no sistema estático, lado a lado ao estilo Fórmula 1;

PARÁGRAFO TRÊS – Os alinhamentos dos karts para as largadas e relargadas serão de responsabilidade do kartódromo e ocorrerão na pista;

PARÁGRAFO QUATRO - Todos os karts deverão alinhar os pneus imediatamente em cima da faixa/demarcação das posições de largada, esse alinhamento é de responsabilidade do piloto.

PARÁGRAFO CINCO - Pilotos flagrados fora da demarcação estarão sujeitos as penas previstas neste regulamento, no ITEM PUNIÇÕES;

 

7.6 – DISPOSIÇÕES DIVERSAS DE CORRIDA

PARÁGRAFO UM – É PERMITIDO o uso de aparelhos comunicadores entre PILOTOS da mesma EQUIPE, sendo também permitido o uso de equipamento de telemetria, como aplicativos de celulares;

PARÁGRAFO DOIS – Se o kart apresentar desempenho ruim ou houver quebra, não haverá qualquer tipo de compensação no CAMPEONATO;

PARÁGRAFO TRÊS – Caso algum piloto inicie a etapa e venha a abandoná-la antes da bandeirada final, independentemente do percentual de conclusão da corrida, terá direito aos pontos de bonificação (quando for o caso), e aos pontos conforme sua classificação final no resultado oficial fornecido pelo kartódromo.

PONTUAÇÃO

ITEM 8

PARÁGRAFO UM – Tabela de Pontuação

1º 25

2º 23

3º 21

4º 19

5º 18

6º 17

7º 16

8º 15

9º 14

10º 12

11º 10

12º 9

13º 8

14º 7

15º 6

16º 5

17º 4

18º 3

19º 2

20º 1

 

PARÁGRAFO DOIS – Pontos Extras

Fastest Lap - 1

VAR

ITEM 9

ADV – os pilotos que sofrerem punição imposta pelo kartódromo de +10 segundos, poderão ter sua punição removida e alterar o resultado da corrida caso seja provado por vídeo que o pilotos não cometeu nenhuma infração;

VAR – os pilotos flagrados cometendo infração mediante analise e julgamento dos videos da corrida sofrerão punição imposta pela organização, que não afeta o resultado final da corrida, porém puni o piloto flagrado com a perda de pontos na tabela geral do campeonato e não na etapa.

 

PARÁGRAFO UM - Apenas pilotos com recurso de vídeo onboard poderão apelar contra uma ADV (imposta pelo kartódromo) e poderão ser isentados da mesma, caso fique provado sua inocência:

PARÁGRAFO DOIS - Punições poderão ser aplicadas pós-corrida (VAR) caso fique identificado alguma irregularidade, os pilotos estarão sujeitos as penas previstas no ITEM PUNIÇÃO deste regulamento;

PARÁGRAFO TRÊS - Qualquer piloto poderá solicitar a gravação completa (sem edição) de qualquer uma das CÂMERAS (tanto as fixas quanto as onboards) utilizadas na edição oficial da corrida;

PARÁGRAFO QUATRO - Critério de julgamento.

Os julgamentos serão feitos pela comissão diretiva dos Manos da Brawn. Absolvições e condenações deverão ter a maioria dos votos.

Os critérios que os juízes devem adotar sobre punir via VAR são:

- Utilizar a Conduta na Pista como base para os critérios;

- Se o vilão prejudicou a vítima a ponto de não ser possível devolver a posição (exemplo rodar, ou "empurrar" para fora da pista);

- Toque na traseira no ponto de freada;

- Mudar de direção mais de 1 vez na defesa de posição;

- Disputas desleais por parte de ambos os pilotos envolvidos gera punição para ambos.

 

​Os critérios que os juízes devem adotar sobre não punir via VAR são:

- O vilão prejudicou a vítima, porém devolveu a posição, ou a vitima não foi prejudica;

 

PUNIÇÕES

ITEM 10

PARÁGRAFO UM – Conduta

1). Pilotos com conduta antiesportiva poderão ser desclassificados da etapa, suspensos por até 2 etapas ou até mesmo excluídos do campeonato.

 

PARÁGRAFO DOIS – Lastro

1). Pilotos que estiverem abaixo do permitido, serão desclassificados da etapa;

2). Pilotos que estiverem sem lastro no Qualify e conseguir ajustar o lastro na hora do Grid de Largada irão para o final do grid sem perda de pontos;

3). Pilotos que não aguardarem o processo de checagem dos lastros pós-corrida, serão desclassificação da;

 

PARÁGRAFO TRÊS – Advertência

1). Advertências apontadas pelo kartódromo, não terão a perda de pontos, apenas o tempo descontado (10 segundos por advertência);

2). Caso possua 2 ou mais advertências na mesma corrida, o piloto será penalizado com a perda de 5 (cinco) pontos;

3). A partir da 5ª ADV no campeonato, todas as punições serão acrescidas +10 segundos ao término da prova, além dos +10 segundos aplicados pelo kartódromo.

 

PARÁGRAFO QUATRO – Atraso

1). BRIEFING: Pilotos que chegarem atrasados na PESAGEM/BRIEFING (horário limite 20 minutos antes do horário da etapa) serão penalizados com a perda de 1 (um) ponto.

2). INSCRIÇÃO: Pilotos que não se cadastrarem no PC da recepção com 30 minutos de antecedência ao horário da etapa, serão penalizados com a perda de 1 (um) ponto.

3). PAGAMENTO: Pilotos que atrasarem o pagamento serão punidos com a perda de 1 (um) ponto.

 

 

PARÁGRAFO CINCO – Largadas

​1). Pilotos que violarem o item 5.4 GRID DE LARGADA, PARAGRAFO 4, serão penalizados com a perda de 1 (um) ponto.

 

PARÁGRAFO SEIS – VAR

​1ª Punição via VAR - 2 pontos;

2ª Punição via VAR - 3 pontos;

3ª Punição via VAR - 5 pontos;

4ª Punição via VAR - 10 pontos;

5ª Punição via VAR - 15 pontos;

6ª Punição via VAR - 20 pontos + desclassificado da etapa;

7ª Punição via VAR - desclassificado do campeonato.